Neste contexto, a APIP partilha o artigo de opinião da Prof.ª Doutora Maria Elvira Callapez, Investigadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que convida a uma reflexão equilibrada sobre a relevância do plástico na sociedade contemporânea - entre utilidade, responsabilidade e escolha.


Como sublinha a autora, “o plástico não deve ser visto como um inimigo a eliminar nem como uma solução universal. (…) o problema está na forma como é usado, descartado ou ignorado enquanto recurso valioso.”


A APIP considera que o debate sobre os plásticos deve assentar em evidência científica, responsabilidade partilhada, mudança comportamental e compromisso com a economia circular. A promoção de soluções sustentáveis através da investigação e inovação, o reforço da eficiência dos sistemas de recolha, triagem e tratamento de resíduos e a valorização dos recursos são caminhos essenciais para garantir que este material continua a servir a sociedade de forma responsável e sustentável.


Aceda ao artigo completo, através do seguinte botão: