Este evento contou com as intervenções do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, da Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio e de António Martins, Board Member da Bio4Plas. O projeto Recicla + pretende reciclar o maior número de cápsulas de café em Portugal, gerando uma valorização da borra, desencadeando um aproveitamento com a finalidade de biofertilizante líquido e, por outro lado, a regeneração do Plástico gerando matéria-prima reciclada que será incorporada em novos produtos não-alimentares. Este projeto é um dos vários que compõem a Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics a qual pretende alavancar a transição do setor dos plásticos para uma efetiva e verdadeira economia circular. Esta Agenda, que partiu de uma iniciativa da APIP e é liderada pela Logoplaste Innovation Lab, tem um investimento global de cerca de 39 milhões de euros e apresentará resultados em dezembro de 2025.


Neste evento foi também apresentado o Plastics Summit – Global Event, o maior evento de sustentabilidade e economia circular do setor. Pedro Paes do Amaral, Vice-Presidente Executivo da APIP, apresentou os highlights da edição passada e a próxima edição que ocorrerá a 6 de outubro de 2025.

Os nossos parabéns à Bio4plas - Biopolímeros, Lda. e restantes do copromotores do projeto Recicla+: Codil Portugal, MC Sonae, BICAFÉ, IncBio - Industrial Engineering and Manufacturing e PIEP - Innovation in Polymer Engineering.